top of page
Desde sua fundação, o grupo já conduziu trabalhos em rede com instituições de pesquisa e extensão (EPAGRI e EMBRAPA), universidades estrangeiras (Wageningen University and Research - WUR, atualmente Wageningen International), ONGs (CEADES, em Chapecó, AGRECO, em Santa Rosa de Lima, Instituto POREREKAN, em São Miguel d’Oeste), associações (ASSO) e sindicatos de agricultores (SINTRAF), movimentos sociais (MPA e MMC), para atuarem como parceiros-colaboradores do NEABio/UFSC nessa missão. O NEABio já estabeleceu um acordo internacional com International Plant Genetic Resources Institute - IPGRI, atualmente denominado Bioversity, para viabilizar a realização de dois projetos internacionais realizados em parceria com Wageningen University Research - WUR, Wageningen International e ETC Group da Holanda. 
 

A coordenadora do grupo já liderou vários projetos financiados por fontes financiadoras nacionais (CNPq, FUNCITEC, FAPESC, MDA) e internacionais (Wageningen University and Research, Wageningen International, ETC Group). Fez parte do Conselho Diretor de um projeto internacional (Tailor-made biotechnologies for endogenous development) financiado por WUR e ETC Group, de 2003 a 2005, o qual foi realizado em parceria com a EMBRAPA e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – URGS. Também coordenou um segundo projeto internacional em Rede (Integrated and Participatory Approaches in Agrobiodiversity Management and Uses) financiado pelo Governo Holandês, de 2005 a 2007, a partir de parcerias estabelecidas com Wageningen International, Bioversity, ONGs (CEADES, AGRECO, Instituto POREREKAN), movimentos sociais (MPA e MMC) e instituição de pesquisa e extensão (EPAGRI) de Santa Catarina. 

 

Os projetos anterioes e atuais contam com a parceria de diversas organizações do Oeste de Santa Catarina, além da especial colaboração dos agricultores e agricultoras da região. Sabemos que as parcerias são fundamentais para o sucesso de atividades e projetos que envolvem um tema tão importante: a conservação das variedades crioulas, bem como a valorização dos papel dos agricultores e agricultoras na manutenção dos recursos genéticos locais. 

 

Conheça um pouco mais de alguns do nossos parceiros

 

Associação Central das Microbacias Hidrográficas de Guaraciaba: A referida associação foi fundada em 21/12/2003; é da Sociedade Civil, com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com sede na Linha Ouro Verde, Guaraciaba (SC) e foro  na cidade de São Miguel do Oeste, Estado de Santa Catarina, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial,  prazo de duração indeterminado, regida porestatuto e pela legislação em vigor. Tem por finalidade promover e apoiar o desenvolvimento rural sustentável das comunidades abrangidas pela sua área de atuação. Valores: Amizade, família, crescimento, honestidade, responsabilidade, realização, segurança, dinheiro, liberdade, verdade, sabedoria, trabalho, lealdade, natureza. A associação tem como Missão: ‘Através da participação de todos, criarem mecanismos que propiciem um convívio harmonioso e pacífico entre as famílias e a natureza’. Tem como Objetivos: ‘Melhorar a qualidade de vida das famílias rurais’;  ‘Preservar e recuperar os recursos naturais’; ‘Promover o desenvolvimento local sustentável’; ‘Desenvolver as famílias socialmente, ambientalmente e economicamente’;  ‘Resgatar valores culturais e sociais; Melhorar as condições de habitação’.

 
Instituto Porerekan: O  Instituto de Agrobiodiversidade e Desenvolvimento Sócioambiental/Porerekan é uma entidade civil de caráter cientifico, técnico e educacional com atividades nas áreas de agrobiodiversidade e ambiental, sem fins lucrativos. Tem como missão promover o desenvolvimento local e regional de forma participativa e holística, valorizando a cultura local, estimulando a independência das famílias rurais quanto aos recursos genéticos. Para cumprir esta missão o Porerekan, poderá firmar convênios encontratos e ou outros ajustes com entidades publicas e privadas. Fundado em19 de Dezembro de 2004, com sede em Guaraciaba-SC, na região do Extremo Oeste Catarinense.
 
ASCOOPER: A Rede de Cooperativas do Oeste Catarinense nasce em 06 de dezembro 2002, tendo clara a importância de construir ações de desenvolvimento em rede na perspectiva de desenvolvimento endógeno. A fim de concretizar este processo inicia a organização política das famílias na produção, industrialização, comercialização e representação política com foco principal na ‘cadeia leite’ e, conseqüente, a constituição das cooperativas. Hoje a Ascooper é uma central de Cooperativas com 19 cooperativas agregadas, 2.998 famílias de pequenos agricultores associadas, atua em 37 municípios do oeste catarinense, com produção de 5 milhões de Litros de leite mês, estas famílias possuem uma produção de 1.450 litros de leite por mês.
 
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS-Campus de Chapecó): criada em 2009 para atender a uma ampla região desassistida de ensino público superior nos três estados do sul do Brasil. Essa região contempla a maior concentração de agricultores familiares do Brasil e historicamente foi uma região esquecida pelas políticas públicas de forma que se constitui em um território com elevado potencial organizativo e de desenvolvimento, contudo desconsiderado pelo Estado.  A UFFS tem, portanto, uma forte vocação de desenvolvimento e extensão, além de uma oportunidade ímpar para se constituir na principal instituição de pesquisa dessa mesorregião. Nesse sentido, a criação da UFFS representa uma possibilidade de buscar suprir essa lacuna no desenvolvimento regional. Numa perspectiva de sustentabilidade rural com base na valorização das culturas locais e seu modo de produção, da auto-organização dos trabalhadores em movimentos sociais e formas associativas de produção e trabalho. Assim a UFFS, foi concebida para funcionar com uma estrutura multi campi, para melhor atender uma região de destaque na fronteira com os países do Mercosul, possuindo também um caráter de abertura à integração com os agentes públicos e da sociedade civil regional do Brasil e dos demais países do bloco. A Universidade tem sua sede em Chapecó (SC) e campi em Laranjeiras do Sul e Realeza (PR), Cerro Largo e Erechim (RS). A UFFS (Campus de Chapecó tem sido parceira do NEABio em outros projetos.
 
 
Nossos Parceiros

 

 

ASSO: Associação composta por cerca de 15 pequenos agricultores familiares do município de Anchieta mantenedores de grande volume de agrobiodiversidade sobretudo de diversas variedades de milho crioulo. A associação se preocupa também em participar de programas e projetos em parceria de forma a valorizar a agrobiodiversidade e melhorar o potencial das variedades. Também se preocupa em agregar valor a agrobiodiversidade, por isso mantém um moinho onde processa os grãos em forma de farinha e canjica.
 
EPAGRI: Missão Institucional: Conhecimento, tecnologia e extensão para o desenvolvimento sustentável do meio rural, em benefício da sociedade. Objetivos-fins: Promover a preservação, recuperação, conservação e utilização sustentável dos recursos naturais. Buscar a competitividade da agricultura catarinense frente a mercados globalizados, adequando os produtos às exigências dos consumidores. Promover a melhoria da qualidade de vida do meio rural e pesqueiro.

 

 
 

 

Além dos parceiros acima, também contamos com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da Agricultura Familiar do Município de Anchieta (SINTRAF), Paróquia Santa Lúcia do Município de Anchieta, Prefeitura Municipal de Anchieta, Prefeitura Municipal de Guaraciaba, Universidade de São Paulo, Laboratório de Diversidade Microbiana do Solo (MIP/CCB-UFSC), Laboratório de Morfogênese e Bioquímica Vegetal (CCA-UFSC), Laboratório de Sementes (CCA/UFSC) e Laboratório de Plantas de Lavoura (CCA/UFSC). 

 
bottom of page