Exposição Virtual de Fotografias: As Cores da Agrobiodiversidade
Exposição dedicada aos trabalhos do NEABio
O arroz de sequeiro do Extremo Oeste Catarinense
Por Tassiane Pinto*
O arroz, item básico da alimentação da família brasileira, é cultivado no extremo oeste catarinense por agricultores familiares no sistema de sequeiro, com a utilização de baixos insumos agrícolas. A produção destes agricultores tem como base sementes de variedades crioulas, adquiridas por herança de seus pais e avós, por doações de vizinhos e parentes, ganhadas em festas de sementes ou distribuídas por entidades formais de pesquisa.
O grupo NEABio entrevistou cerca de 90 agricultores familiares dos municípios de Anchieta e Guaraciaba, localizados no extremo oeste de Santa Catarina. A partir destas entrevistas, os métodos e práticas de cultivo do arroz de sequeiro na região foram identificados também foi possível realizar a caracterização destas variedades, segundo valores agronômicos e culinários descritos pelos agricultores.
Os resultados finais da pesquisa ainda devem ser publicados em revistas cientificas, todavia, a produção destas variedades de arroz merece destaque por contribuir para a segurança alimentar da região, proporcionando alimento de qualidade à mesa dos agricultores produtores. Ainda são necessários esforços para que as variedades sejam produzidas em maiores quantidades pautando a utilização de práticas agroecológicas além de uma maior publicidade a respeito das variedades crioulas, tão bem queridas no paladar da população quando o quesito são os pratos especiais como a galinhada e o carreteiro.
Para visitar nossa Exposição acesse nossa página do Facebook!!!
* Tassiane Pinto é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Recursos Genéticos Vegetais e integrante do NEABio.
Veja também: