top of page
Juliana Bernardi Ogliari (Coordenadora)
Engenheira Agrônoma, Mestre e Doutora em Genética e Melhoramento de Plantas pela Escola Superior de Agricultura ‘Luiz de Queiróz’ da Universidade de São Paulo. Atuou como pesquisadora do Centro de Pesquisa para Pequenas Propriedades da EMPASC S.A. de 1986 a 1989, sendo responsável pelo programa de melhoramento genético do feijoeiro do Estado de Santa Catarina. Desde 1990, é professora da Universidade Federal de Santa Catarina, onde tem coordenado projetos de pesquisa e extensão sobre a análise, o manejo (melhoramento genético e produção de sementes), o uso e a conservação on farm - ex situ da diversidade de variedades locais de Santa Catarina, por meio de estratégias integradas e participativas e de biotecnologias ajustadas à agricultura familiar. Foi coordenadora executiva do projeto internacional “Tailor made biotechnologies for endogenous development” e representante institucional do Acordo Internacioanal entre Wageningen University e UFSC de 2004 a 2007. Coordenou projetos nacionais financiados pelo CNPq, FAPESC e MDA, bem como projetos internacionais financiados pelo ETC GROUP (The Netherlands) e pelo Programa de Financiamento de Educação Superior dos Países Baixos (NFP) da Organização para Cooperação Internacional em Educação Superior dos Países Baixos (NUFFIC). Atualmente, é professora Associada IV do Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando como coordenadora de suas disciplinas do Curso de Graduação em Agronomia, Olericultura I e Melhoramento genético de Plantas. Também é professora do Programa de Pós-graduação em Recursos Genéticos Vegetais da mesma instituição, onde ministra três disciplinas (Melhoramento Genético de Plantas, Genética Quantitativa, Resistência Genética de Plantas a Doenças) e orienta estudantes brasileiros e estrangeiros, do curso de mestrado e doutorado. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0247720903623722

 

Betzaida Bernal Rojas 
 
Licenciada em Biotecnologia pela Universidad de San Martin de Panamá(2011). Atualmente é mestranda do programa de pós-graduação em Recursos Genéticos Vegetais da Universidade Federal de Santa Catarina. Integrante do NEABio desde 2014. Possui experiência em biotecnologia agrícola, espeficicamente com culturas de tecido e biologia molecular de plantas.
 
Projeto de Pesquisa: Análise da diversidade genética de populações locais de milho pipoca mediante marcadores moleculares.
 
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7114928549829405

 

Gabriel Moreno Bernardo
 
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Atualmente é bolsista de mestrado da CAPES-DS, no programa de pós-graduação em Recursos Genéticos Vegetais da Universidade Federal de Santa Catarina. Integrante do NEABio desde 2008.
 
Projeto de Pesquisa: Caracterização de variedades crioulas de milho pipoca.
 
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6705262638730319
Natália Carolina de Almeida Silva
 
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008), Mestre em Ciências Agrárias com Ênfase em Agroecologia (UFMG-2010). Atualmente é doutoranda do programa de pós-graduação em Recursos Genéticos Vegetais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Integrante do NEABio desde 2011. Atua nas seguintes áreas: estratégias de conservação de recursos genéticos vegetais, coleta e caracterização de germoplasma, agrobiodiversidade, agroecologia, biossegurança de OGMs, com foco em variedades crioulas.
 
Projeto de Pesquisa: Caraterização da conservação in situ-on farm da diversidade genética de variedades crioulas de milho pipoca e filogenia de variedades crioulas de milho pipoca do Oeste de Santa Catarina (parceria CIMMYT).
 
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9960873114239453
Rafael Vidal André 
 
Agrônomo pela Universidad de la Republica-Uruguai (1994), Mestre em Ciências Agrárias pela Universidad de la Republica (2009). Docente Assistente da Facultad de Agronomia da Universidad de la República. Atualmente é doutorando do programa de pós-graduação em Recursos Genéticos Vegetais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui experiência em diversidade genética e melhoramento genético de milho. Áreas de interesse: variedades crioulas e conservação in situ-on farm pelos agricultores. Integrante do NEABio desde 2012.
 
Projeto de Pesquisa: Caraterização da conservação in Situ on Farm  da diversidade genética de Variedades Crioulas de Milho e Populações de Teosinto do Oeste de Santa Catarina.
 
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7810178532592114
Rosenilda de Souza
 
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente é mestranda no programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do NEABio desde 2008. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: coleta, caracterização e análise da diversidade genética de variedades crioulas, conservação in situ on farm; melhoramento genético participativo.
 
Projeto de Pesquisa: Diversidade de Variedades Crioulas de Milho Adocicadas e Doces Conservadas por Agricultores do Oeste de SC.
 
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3816984445797821
Tassiane Terezinha Pinto
 
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE, 2010), Mestre em Biologia Vegetal - área de concentração Fisiologia e Ecologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2013). Integrante do NEABio desde 2013. Atualmente é aluna de doutorado do programa de pós-graduação em Recursos Genéticos Vegetais pela Universidade Federal de Santa Catarina
 
Projeto de Pesquisa: Caracterização e conservação de variedades crioulas de arroz de sequeiro do Oeste Catarinense.
 
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0790679420254407
Wagner Bastos dos Santos de Oliveira
 
Doutorando em Recursos Genéticos Vegetais pelo CCA-UFSC, Mestre em Produção Vegetal pelo CCA-UFES possuindo graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Alegre (2007), graduando em Agronomia pelo CCA-UFES, atuando principalmente nos seguintes temas: Melhoramento Genético de Plantas, Biotecnologia e Educação ambiental. Integrante do NEABio desde 2014.
 
Projeto de Pesquisa: Melhoramento Genético Participativo da População Composta Local de Milho MPA1 para Redução do Porte.
 
Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1854606654729627
bottom of page